Foi inaugurado nesta manhã. No Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que vai atender todos os municípios das regiões norte e noroeste flumense. Na ocasião, também foi apresentando os sete novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgicos, um novo elevador de macas e dois geradores. Estavam presentes na solenidade, a prefeita Rosinha, o vice-prefeito, Dr. Chicão, o secretário de Saúde de Campos, Dr. Geraldo Venâncio, o diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, Jair Araújo, o presidente da Câmara dos Vereados, Edson Batista, o diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles e o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Almir Jesus Nascimento, além de outras autoridades da cidade.
Segundo Jair Araújo, 25% das pessoas hoje morrem de causa indeterminada de acordo com os atestados de óbito. “Isso faz com que os gestores da saúde e gestores municipais não tenham conhecimento das causas para assim, promover ações para evitar essas mortes”, disse.
Para a prefeita Rosinha, o SVO será uma ferramenta que ajudará não apenas a área de saúde, mas também os familiares. “Este é um serviço diferenciado do que o Instituto Médico Legal (IML) faz e que também servirá para dar certo conforto aos familiares que muitas vezes perdem seus entes queridos sem saber a causa de fato”, comentou.
A prefeita Rosinha aproveitou o momento para anunciar projetos futuros para o HEAA. Segundo ela, o objetivo é que em abril seja implantado nas dependências do hospital o serviço de ginecologia oncologia e depois oferecer próteses para mulheres com câncer de mama.
Folha On line 22/03/2013 12:49