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 Mediante resolução tomada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na sessão de 09 de novembro de 1964 em fundar em Campos uma Faculdade de Medicina, a Fundação Benedito Pereira Nunes, uma entidade mantenedora, iniciou em outubro de 1966 as obras necessárias à sua implantação; isto para atender à forte demanda comunitária para que tivéssemos uma escola médica que formasse médicos de acordo com suas necessidades sociais e que também contemplasse um contingente grande de jovens universitários que tinham que se deslocar para os grandes centros a procura de ensino superior médico.

Apesar de planejada para funcionar a partir de 1968, teve que acelerar suas obras para, atendendo às contingências daquele momento universitário brasileiro, ser inaugurada em 14 de outubro de 1967, pondo a prova a capacidade de trabalho, rapidez e organização de seus fundadores. Esta capacidade nós sentimos orgulho de saber honrar atualmente com os projetos que desenvolvemos.
A Faculdade de Medicina de Campos formou até agora 24 turmas, 1911 médicos, possui em seu corpo docente 128 professores, dos quais 72 ex-alunos. Seu conselho diretor é formado em sua totalidade por ex-alunos possuímos uma tradição de obtermos nos concursos a que se habilitam nossos egressos as melhores classificações. A formação de seus médicos é de caráter geral sendo capacitados a desempenhar os procedimentos básicos em medicina e a adquirir formação especializada na pós-graduação a partir da base sólida.                                              
A nossa escola médica apresenta uma intensa preocupação com a Avaliação Institucional como parte do processo constante de repensar a escola e promover transformações que melhorem sua qualidade sem fugir de seu referencial. Prova disto é nossa posição de Vanguarda dentro do grupo de 48 escolas que a nível nacional participam do Projeto Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM). Este projeto apresenta como característica principal apresentar a avaliação com perspectivas transformadoras na singularidade de cada escola. Deverá provocar uma verdadeira reformulação do ensino médico do Brasil.

Temos ainda preocupação com a formação humanística de nossos alunos e promovemos para isto atividades paralelas ao currículo estrito, pelo nosso Centro de Estudo que contemple além de contudo científicos, mas também problematizando temas como a ?Morte e o Morrer?, ?A Sexualidade Humana?, etc.
Encontramos especial motivação pela integração pela integração docente-assistencial, mantendo participação de nossos alunos e professores em unidades assistenciais ligadas ao Sistema Único de Saúde, aproximando com isto nossos formandos da realidade das ações de saúde de nosso município.
Pretendemos promover um ensino não só integrado como hierárquisado nas ações primárias, secundárias, terciárias e quaternárias promotoras ou recuperadoras de saúde. Este objetivo ficará claramente apresentado quando detalhar-se o que se pretende fazer nos Centros de Saúde Escola de Custodópolis e Ururaí, na integração com o Hospital dos Plantadores de Cana e na concretização plena daquele que será, sem sombra de dúvidas um marco na transformação da qualidade em nossa região que é o Hospital Escola Álvaro Alvim.

 
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