HEAA se destaca no programa SOS Coração

O Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), mantido pela Fundação Benedito Pereira Nunes, tem se destacado no programa SOS Coração desde o seu lançamento pela Prefeitura Municipal de Campos, em fevereiro do ano passado. Em pouco mais de um ano, O HEAA salvou 152 vidas, de um total de 260 pessoas atendidas pelo programa, com infarto agudo do miocárdio, a principal causa de morte entre as patologias cardiovasculares no Brasil e no mundo.

A equipe do HEAA, composta por cerca de 20 integrantes, entre médicos, auxiliares, enfermeiros, recepcionistas e porteiros, está altamente comprometida com o programa. Essa dedicação, combinada com a logística de atendimento inicial nas unidades de saúde parceiras, tem sido fundamental para o sucesso do SOS Coração.

Segundo o cardiologista Dr. Jamil Soares, responsável pelo Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HEAA, com doutorado em Ciências Cardiovasculares pela UFF, cada minuto de atraso nas primeiras três horas após o início dos sintomas resulta na perda de, em média, 11 dias de vida do paciente. “Cada minuto que se ganha faz toda a diferença na vida dessas pessoas. Não existe mais a ideia de que a doença atinge mais as pessoas idosas; estamos observando pacientes sendo acometidos na fase mais produtiva de suas vidas.”

No dia 21 de maio, a equipe do HEAA teve um dia atípico que testou sua capacidade de atendimento. Às 8h30, chegou o primeiro paciente infartado, oriundo da Unidade Pré-Hospitalar de Ururaí. Na sequência, vieram mais dois pacientes do HGG, dois da UPA/Campos e um do Açu/SJB. “Foi um dia que demostrou nossa capacidade de atendimento do HEAA. Todos os pacientes receberam alta médica e saíram do hospital com as consultas já agendadas, o que é um grande diferencial para o acompanhamento desses pacientes”, afirmou Dr. Jamil.

O presidente da FBPN, Dr. Geraldo Venancio destacou a importância deste projeto que tem salvado tantas vidas. “Registro meu agradecimento ao Secretário de Saúde de Campos, Dr. Paulo Hirano, que com sua sensibilidade e compromisso com a população tem viabilizado este programa de saúde pública, favorecendo principalmente os pacientes mais humildes”.

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Noticias Recentes