O Hospital Escola Álvaro Alvim acaba de conquistar uma importante autorização para realizar transplantes de córnea, marcando um avanço significativo para a saúde ocular em Campos dos Goytacazes e região. O objetivo é disponibilizar esse serviço à população com uma equipe capacitada para realizar os procedimentos, atendendo tanto pelo SUS quanto pela rede particular. A implementação do transplante de córnea nos serviços oftalmológicos de uma cidade traz benefícios significativos à saúde pública.
Essa conquista é resultado do compromisso do HEAA em proporcionar um atendimento de excelência e transformar a vida daqueles que enfrentam desafios relacionados à visão. A decisão foi formalizada pela PORTARIA SAES/MS Nº 2.361, de 19 de dezembro de 2024, e abre novas possibilidades para os pacientes que necessitam de transplantes de córnea, um procedimento essencial para aqueles com doenças que comprometem a visão.
De acordo com o Dr. Guilherme Barbosa de Souza Araújo, oftalmologista responsável técnico do serviço, este procedimento é essencial para restaurar a visão de pacientes com doenças ou lesões que afetam a transparência da córnea, como ceratocone avançado, cicatrizes corneanas e distrofias hereditárias. Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduz o impacto socioeconômico causado pela deficiência visual, permitindo maior independência e produtividade. “Ter esse serviço disponível localmente diminui filas de espera, evita deslocamentos para outras regiões e fortalece o sistema de saúde, tornando a cidade um polo de referência em oftalmologia”, disse o Dr. Guilherme.
O início das atividades de transplante de córnea está previsto para a terceira semana de janeiro. O serviço contará com alta tecnologia e uma equipe capacitada, oferecendo a realização de todos os tipos de transplante de córnea, incluindo os procedimentos penetrantes e os lamelares (DMEK, DSEK e DALK). Além do Dr. Guilherme Barbosa, a equipe contará com Dr. Pedro Martins Tavares Scianni Moraes, Dra Luiza Assed de Souza Moraes, Dra Laís Mesquita Caetano e Dra Daniella Miranda Machado Povoa Braga.